segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CNH POPULAR TERÁ 18 MIL VAGAS EM 2012


Será lançado no próximo dia 9, segunda-feira, o Programa CNH Popular 2012. O programa terá um total de 18 mil gratuitas para a retirada e/ ou reclassificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa é do Governo de Pernambuco, através da Secretaria das Cidades e do Departamento de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE. O programa foi ampliado em 50%, passando de 14 mil para 18 mil vagas, com investimentos da ordem de R$ 12 milhões.
Beneficiários de Programas Sociais, desempregados e alunos da Rede pública de ensino são alguns dos que fazem parte do grupo de pessoas contempladas pela iniciativa. Entre os anos de 2008 e 2011, mais de 30 mil pernambucanos foram agraciados com o benefício. As inscrições para a participação no programa vão até o dia 31 de janeiro exclusivamente pelo site www.detran.pe.gov.br.
A lista de classificados será publicada no site no dia 08 de fevereiro e, a partir do dia 27 do mesmo mês, a instituição irá convocar o primeiro grupo dos selecionados para comparecer à sede do órgão, no bairro da Iputinga, no Recife, ou nas Ciretrans Especiais localizadas nas cidades pólos do interior do Estado, para que comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição feita pela internet.
O Programa CNH Popular 2012 prioriza a mudança de categoria, além de oferecer os procedimentos de adição de categoria e primeira habilitação. Por isso, das dezoito mil vagas previstas, 60% (10.800) são para mudança de categoria, 20% (3.600) são para adição de categoria e os ouros 20% (3.600) são destinadas à primeira habilitação. Do total de vagas, 50% são destinadas a candidatos da Região Metropolitana e 50% para o interior do Estado. O número de vagas também foi ampliado, saltando e 12 para 15 mil, e o DETRAN-PE irá investir R$ 12 milhões no programa.
Serviço
Quando – 9 a 31 de janeiro
Como – exclusivamente através do www.detran.pe.gov.br
Vagas – 18 mil
Outras Infos: @DetranPE; facebook.com/DetranPE; youtube/detranpe

ESPAÇO DO LEITOR: MORADOR RECLAMA DA COLETA DE LIXO


Morador de Juazeiro reclama da coleta de lixo feita na cidade. Ele, inclusive, propõe uma campanha para divulgar a questão, que considera de saúde pública, além de multas para os moradores que não limpam a calçada de suas moradias.
Vejam:
"Como morador do Bairro Alagadiço, gosto do ar puro e zelar pelo meio ambiente, gostaria que o Blog Geraldo José divulgue esta matéria dando um destaque para que a Prefeitura Municipal de Juazeiro possa fazer uma campanha  com relação a quantidade de lixos e entulhos espalhados pela cidade. Apesar do Prefeito ter divulgado recentemente nos veículos de comunicação a respeito da coleta e varrição do lixo, seu mandato tem sido um verdadeiro desastre com a questão. O slogan da minha campanha é simples: "LIXO EM JUAZEIRO NUNCA MAIS!" Lixo e o entulho são questões de Saúde Pública, pois além de emissores de gases tóxicos, são um verdadeiro paraíso para infestação de pragas, tais como baratas, aranhas, escorpiões, lacraias, mosquitos da dengue, percevejos, carrapatos, ratos, etc. Exemplos clássicos que todos sabem, mas não tomam os devidos cuidados: uma embalagem qualquer, (como copo descartável, garrafa plástica sem tampa, lata de alumínio ou não), quando jogada nas ruas ou terrenos baldios e sujeita a chuvas, retém uma certa quantidade de água limpa; é onde o mosquito da dengue coloca seus ovos. Duas semanas depois, temos milhares de novos mosquitos picando a população. O morador de Rua costuma queimar plásticos e restos de pneus para espantar os mosquitos, porém este ato ocasiona grande toxidade no ar. Por exemplo, o PVC, quando queimado, é altamente tóxico, assim como restos de pneus e plásticos, que podem liberar Benzeno, que também é toxico e cancerígeno. Portanto, devido a grande quantidade de impostos que pagamos nesta cidade, a Prefeitura deveria implantar, de imediato, a destinação correta dos Lixos e Entulhos em toda a cidade, varrendo guias e sarjetas, multando pesadamente quem não cuidar de sua calçada — limpando-a todos os dias, colocando o lixo no horário da coleta (logicamente separando sempre o lixo reciclável do lixo orgânico) — multando todo veículo cujo motorista ou passageiro jogue lixo pela janela. Observem senhores que as fotos que envio para o blog, estão em área nobre da cidade, neste local fica exatamente o Clube Nossa Casa e a feira livre de Juazeiro, local onde semanalmente vamos comprar gêneros alimentícios, carnes, verduras e legumes, deparamos com lixo orgânico, entulhos, dejetos humanos, copos recicláveis, vísceras de peixes e frangos que exalam uma fedentina horrível prejudicando os moradores daquela cercania. Já solicitamos inúmeras vezes aos órgãos competentes para sanar de vez estes problemas que a cada dia que se passa, nos tormamos impossibilitados de ver-mos a nossa cidade limpa.Vamos realizar a campanha educativa e que nosso povo assimile nosso pedido e não jogue lixo ás ruas e que a Prefeitura faça a limpeza diária, e possamos viver em paz!.
LIXO EM JUAZEIRO NUNCA MAIS !!!

PRESIDENTE URUGUAIO DIZ QUE QUER ‘PEGAR CARONA’ COM O BRASIL



O presidente do Uruguai, José Mujica, em entrevista ao jornal local La República, afirmou querer que seu país “pegue carona” no atual rumo de desenvolvimento que seu vizinho ao norte se encontra. "Hoje eu tenho claro que o Uruguai precisa pegar carona com o Brasil porque será uma superpotência das que cortam o bacalhau grosso no mundo", destacou, na publicação desta segunda-feira (2). A afirmação fez parte de uma série de argumentos do chefe de Estado para justificar sua estreita relação com os dois grandes parceiros do país: Brasil e Argentina. No Uruguai, a imprensa local critica a aproximação, principalmente com os argentinos. "Tenho bem claro que quando a Argentina está mal, nos estamos também. E as relações ruins terminam prejudicando muito mais a nós mesmos do que a eles", declarou.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ACADEMIA DA SAÚDE SERÁ IMPLANTADA EM REMANSO


A cidade de Remanso, aproximadamente cerca de 200 km de Juazeiro, foi contemplada com o programa Academia de Saúde, uma ação do Ministério da Saúde que visa modificar o quadro de sedentarismo e sobrepeso do brasileiro e através da atividade física prevenir doenças como diabetes e hipertensão. O município receberá R$ 180 mil por unidade para a construção de pólos de Academia da Saúde. Com esse valor será custeada a construção de espaços físicos e aquisição de equipamentos. Os custos adicionais poderão ser complementados pelos estados e municípios.
Em todo Brasil serão implementadas 4 mil pólos do Programa Academia da Saúde. O local será um espaço específico para o desenvolvimento de práticas corporais, atividades físicas, lazer e de modos de vida saudáveis, além de praticar ginástica, capoeira, dança, teatro, música e outros. Para manutenção do espaço as cidades que tiverem o projeto vinculado a um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), será feita transferência fundo a fundo, regular e continuada, de R$ 3 mil mensais.
Segundo informações da Secretaria de Saúde de Remanso a academia da saúde ficara localizada entre a Unidade de Saúde Dr. Marcelino Ribeiro e a Quadra de Esportes da Qd 20 e terá um profissional de Educação Física o dia todo para orientar as pessoas que frequentarão o espaço. (Com informações de Remanso Net)

ODACY DEFENDE PETROLINA COMO SEDE DE UMA DAS SELEÇÕES NA COPA


Uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, dia 27 de dezembro, discutiu a construção de uma estrutura em Petrolina, no Sertão do São Francisco, para abrigar uma das seleções que jogarão em Pernambuco na Copa do Mundo de 2014. O deputado estadual Odacy Amorim, do PT/PE, compareceu ao debate a convite da presidente do Poder Legislativo do município, Maria Elena Alencar, e lembrou que este assunto vem sendo fruto de sua atuação desde que assumiu o mandado de deputado.

“Já no começo do ano tive uma reunião com o secretário extraordinário da Copa levantando essa possibilidade, já que temos infraestrutura suficiente para receber uma seleção em nosso município. O secretário afirmou que a cidade deveria contar com uma ampla área, com estrutura de alojamento, campo para treino, entre outras exigências da Fifa, entidade que organiza o evento”, conta Odacy.
O deputado destaca que o assunto ficou para ser debatido entre os organizadores. Também na oportunidade em audiência com o secretário, Odacy aproveitou para solicitar que a Fan Fest ou Fan Park que a Fifa organiza para receber torcedores durante os jogos, tivesse entre as cidades sedes escolhidas no interior de Pernambuco: Petrolina, Salgueiro e Araripina.

“Uma indicação minha já existe na Assembleia a respeito dessa solicitação”, lembrou o parlamentar que elogiou a iniciativa da Câmara de Petrolina em iniciar o debate em nível local. “Foi um encontro bastante proveitoso e vamos juntos tentar consolidar essa vontade. Petrolina tem condições de estar inserida e ser alternativa para alojar uma das seleções”, reforçou o deputado. A audiência pública foi solicitada pelo vereador Alvorlande Cruz a pedido da Federação Pernambucana de Futebol – FPF.